Esperança em meio a desesperança diante do grande Eu Sou

Muito se fala em esperança ao longo do tempo. A palavra esperança de acordo com o dicionário originou-se do Latim Spes, que significa confiança em algo positivo, encontramos também outras definições como o ato de esperar aquilo que se deseja obter; expectativa na aquisição de um bem que se deseja, e aquilo que se espera desejando.

Observando o cenário atual, verificamos inúmeros problemas, diante de situações difíceis como um vírus que assola toda a terra, desemprego, luto, enfermidades e tantas injustiças, encontramos sim desesperança em meio ao caos. Ouvimos que todos então no limite, então seja gentil, seja empático, mas como diante do isolamento social? Voltamos a valorizar o calor de um abraço, o acolhimento em um olhar e até mesmo um simples oi, como vai? Como manter a distância do próximo que devemos amar como a nós mesmos? (Mt 22.39).

Paulo na carta aos Colossenses 1.27 diz: “A estes Deus quis dar a conhecer a riqueza da Glória deste mistério entre os gentios que é Cristo em vocês, esperança da Glória”. A esperança é uma pessoa! Ele habita em nós, temos sim esperança, e isso é maravilhoso, a Esperança habita em você!

Cristo o Bom pastor, que diz que nada nos faltará, aquele que nos conduz aos pastos verdejantes, mas também está conosco nos vales. Ele que refrigera a nossa alma. (Sl 23). O que podemos fazer a não ser obedecer a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável. (Rm 12.2). Então porque nos preocupamos tanto com o amanhã, com o que comeremos ou beberemos se Cristo diz para buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus? (Mt 6.30-33). Jesus nos convida ao relacionamento pessoal com Ele Mateus 6.6, um relacionamento com o grande Eu Sou (Êx 3.14)

Em Gênesis 2.8 diz que Deus criou o jardim antes de formar o homem, mas agora Ele dá a semente ao que semeia, e ainda suprirá e aumentará as sementes (2Co 9.10). Estamos plantando? Se a resposta for sim, então estamos plantando o quê? A esperança habita em nós o que estamos transmitindo?

Temos uma boa notícia, então porque não abrimos as janelas para anunciar tão grande amor? O isolamento social pode ter distanciado, mas nunca estivemos tão conectados por meio da internet e redes sociais. Podemos sim anunciar a Esperança por todos os canais e nos tornarmos influenciadores para que o Reino de Deus chegue aos lugares onde ele ainda não chegou.

Os dias são maus, mas estamos aproveitando as oportunidades? (Ef 5.16). O que está fazendo com as janelas que estão abertas? Quem sabe não foi para este tempo que Deus estabeleceu você? (Et 5.14).

Minha oração é que o Espírito Santo gere em nós o arrependimento, e nos constranja com seu amor, pois Ele é que nos convence do pecado do juízo e da justiça (Jo 16.7-11). Que ele nos ensine a aproveitar as oportunidades de anunciar a Esperança, pois a palavra diz que Ele ensinará todas as coisas. (Jo 14.26). Deus é o único que pode tornar abundante em nós toda a graça. (2.Cor 9.8). A começar em mim.

Com carinho,
Mauri de Brito