Esperança e satisfação

Há muitos anos, passei por um período em que era difícil olhar e enxergar além. Minha visão estava limitada às circunstâncias que vivia. Mas, apesar da angústia, a pequena fé diária dada pelo próprio Deus me ajudou a permanecer perseverando dia após dia, entendendo que aquele tempo iria me fortalecer, me fazer crescer e amadurecer. 

Hoje, ao me lembrar desse tempo e de como eu não conseguia vislumbrar muita coisa, mesmo ainda tendo um pouco de esperança, meus olhos nunca conseguiram alcançar tudo que tenho vivido. E não tem a ver com conquistas externas simplesmente (seria reduzir demais), mas com um coração derramado e entregue em gratidão e paz, um coração redirecionado por e para Aquele que me criou e me salvou, um coração que entendeu que nenhum dos seus planos fazia sentido, mas que existia um plano perfeito que é o SENTIDO e DIREÇÃO da vida e que gera vida.

Vivi tempo demais carregando pesos que não precisava, me esforçando para ser aprovada por Deus e pelas pessoas também, acreditando que somente fazendo tudo certo conseguiria o amor de dEle e delas… mas experimentar e descobrir que “a Tua graça é melhor que a vida” (Salmo 63.3) foi libertador!! 

A famosa oração de Santo Agostinho é precisa quando diz: “(…) fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em Ti”. A inquietude e busca desesperada do meu coração revelava o anseio pelo nosso Criador, O Soberano Deus… enquanto não repousava nEle, permaneci na incessante busca por Seus braços, ainda que em outros lugares, em outros tantos ídolos… até o dia que O encontrei e nEle encontrei repouso para o meu coração, a satisfação de ver que na minha vida agora havia um lampejo que fosse que glorifica a Ele. 

Como John Piper (2011) bem disse, o firme alicerce da busca pelo prazer cristão é que Deus seja mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle.

“Não é de admirar que meu coração esteja alegre e eu exulte; meu corpo repousa em segurança. Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre”.

(Salmos 16:9‭, ‬11 NVT)

Ele me mostrou o caminho da vida e me deu a alegria e o prazer de tê-lO em minha vida e viver COM Ele eternamente.

É sobre Ele, é sobre a presença dEle que ilumina, transforma, cura, limpa, liberta, perdoa, que gera vida abundante! É sobre Ele ser glorificado em mim e através de mim. 

NEle encontrei prazer, satisfação, esperança… meu pranto foi transformado em canções de alegria! Deus fez brotar flores no deserto em que meu coração vivia!

Em um tempo tão difícil como este, apesar da tristeza de tantas vidas se esvaindo, de ver pessoas morrendo por algo que não temos dimensão e muito menos controle, e da indignação diária pelo descaso político, injustiça social e egoísmo humano, lembro-me que “sempre há de existir novo amanhã preparado para NÓS”. Ainda há esperança mesmo em meio ao caos, apesar de tudo e apesar de nós. 

Que Aquele que nunca nos abandonou seja nossa esperança cotidianamente, que nEle e em glorificá-lO esteja nossa satisfação, o prazer do nosso coração!

Somente nEle há esperança e satisfação!

Glória a Deus por isso!

Por Bell Meira