FÉ E ALIMENTO
“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. Lucas 22:19-20”
Ir ao mercado, cozinhar, sentar a mesa para fazer uma refeição, comer, é cotidiano. Muitas vezes fazemos tudo isso no automático, sem pensar muito o que está acontecendo e esquecemos que em torno da alimentação existem inúmeras coisas que vão além da saciedade física. A relação entre a fé e o alimento está longe de passar despercebida na narrativa Bíblica.
Jesus escolheu a mesa como cenário e uma refeição para simbolizar o sacrifício dEle por nós. Ele toma um pão, o alimento mais elementar, para representar o seu próprio corpo partido. Ele se chama de pão da vida. Ele se dá em alimento por nós. Na escola de Fé e Alimento poderemos colocar a mão na massa para moldar o pão e nos alimentarmos, mas também deixaremos que o próprio Pão da Vida nos molde nos ensinando em cada ato, desde o sentar a mesa até o momento em que as panelas são guardadas.
A escola de Fé e Alimento tem o objetivo de estudar aquilo que a Bíblia fala sobre alimentação e de todos os aspectos que a envolvem como: hospitalidade, serviço, preparo, significado, simbologias, etc. Iremos trabalhar de forma conceitual mas também de forma muito prática em preparos de alimentos, algumas técnicas de cozinha, visitas técnicas em produtores. É uma escola para todos que se alimentam e que querem aprender a viver a beleza do cotidiano em torno do alimento.