Passividade, Omissão e Preguiça

Em uma época de tantas fake News temos também as fake identidades. Homens querendo que seu lado feminino aflore enquanto mulheres investem em seu lado masculino. Mas afinal de contas, o que é ser masculino segundo a Bíblia?

Ainda que muitos prefiram a definição, vou optar pela descrição; ela é mais profunda e traz mais claridade. O homem na Bíblia aparece como alguém criado por Deus e chamado de macho. Essa designação tanto revela atributos biológicos quanto funcionais. Ele deveria cultivar a terra, dominar os animais, expandir a cultura como um todo, além de frutificar novos seres humanos se relacionando sexualmente com sua mulher, de quem deveria também cuidar – algo que infelizmente ele negligenciou quando ficou em silêncio enquanto a serpente a enganava. Não resta dúvida de que ele foi passivo, omisso e preguiçoso diante das ordens recebidas de Deus.

Creio que passividade, omissão e preguiça são palavras da mesma família. Se pensássemos em três pessoas, eu diria que estudaram na mesma escola e tiveram os mesmos professores; afinal de contas, todas têm o mesmo alvo: afastar-nos do devido envolvimento com a vida.
Todas essas posturas juntas, antes da queda, produziram uma humanidade rebelde para com o criador e cronicamente idólatra. A negligência produziu e ainda produz uma geração negligente para com um viver centrado em Deus e na sua glória. Esse homem POP (passivo, omisso e preguiçoso) produz, em áreas cruciais da família e da sociedade, grandes estragos na vida de crianças, adolescentes e consequentemente, jovens e adultos.

Alguns acreditam que a única maneira de amadurecer este homem é por meio de um sistema educacional. Será? Tenho certeza absoluta de que não. Nenhuma proposta humana pode redimir o próprio homem. Um cego não tem como guiar outro cego. Matemática, ciência, biologia, história e etc. nunca irão dar conta da selvageria que se encontra na natureza humana. Nem mesmo os Dez mandamentos conseguem frear esse selvagem coração.

O cristianismo bíblico explica não só essa selvageria dos seres humanos como também deixa claro a sua gênesis. Ingênuos são aqueles que acreditam que tanto a educação escolar quanto a religiosa têm condição de nos salvar e corrigir-nos ao ponto de produzirem novas pessoas. Diante disso, só nos resta perguntar o quê ou quem pode nos transformar?
Cristo é a única resposta a essa indagação. Somente Ele pode nos salvar e nos conduzir a um relacionamento com o Deus Pai e criador. Somente por meio dele conseguiremos amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. É exatamente disso que todos os homens precisam.

O que ocorrerá se Cristo reinar na vida desses homens?

O homem pós-Éden ou pós-moderno centrados em si e em seus desejos mundanos se tornará um homem pós-CRUZ. Ou seja, ele vai centrar sua vida novamente na missão de viver para glória de Deus; seus relacionamentos não serão utilitaristas, mas cheios de ternos afetos; Não haverá espaço para omissão – que muitas vezes ocorre por causa do medo; ele terá coragem de amar (Pois o verdadeiro amor lança fora todo medo); a preguiça será trocada pelo serviço sacrificial e abnegado; os anos se tornarão como dias por causa do amor (Jacó, que trabalhou anos por Raquel, que o diga).

A masculinidade não será resgatada quando aprendermos a amar as mulheres, mas quando soubermos desfrutar do amor incomparável de Deus por nós revelados em Cristo na cruz do Calvário.

Pastor Glalter Rocha