Moda e Sociedade: uma visão relacional

Você já parou pra pensar no significado da palavra moda? Moda surgiu da expressão do latim modus e significa modo, comportamento, maneira. Na língua portuguesa, o substantivo “moda” significa: maneira de vestir; modo, costume, vontade; uso passageiro que regula, de acordo com o gosto do momento, a forma de viver, de se vestir etc. Em francês a palavra mode, se trata de uso, hábito ou estilo, enquanto em inglês, o termo fashion, está mais voltada para a questão produtiva da moda, que significa fazendo, fabricando, isto é, possui um caráter industrial, mostrando inclusive a diferença cultural das sociedades.

A moda e a Sociedade

A questão é que a moda está presente na nossa vida social de maneira quase autônoma, não pede licença pra fazer parte, ela simplesmente faz. Segundo o sociólogo Frédéric Godart (2010), a moda permite definir nossa identidade social, é aquilo que liga e reconcilia o individual e o coletivo, permitindo que o indivíduo faça valer suas preferências dentro de um campo coletivamente determinado.

A moda se manifesta em meio a níveis de ação entre indivíduo e sociedade, pois ao fazermos nossas escolhas individuais estamos reafirmando nossa inclusão ou não inclusão em certos grupos sociais, culturais, religiosos, políticos, profissionais etc.

Para Rocha (2015), apesar de fazer referência a diversos âmbitos da vida coletiva/social, na história, a moda foi expressa de maneira mais forte através do vestuário e da maneira de se vestir, sendo ligada, na maioria das vezes, principalmente à esfera das roupas, possuindo também valor de linguagem. Assim, o indivíduo passou a se comunicar através da roupa que veste e da maneira como se veste e, mais que isso, através do vestuário o indivíduo transmite significados e expressa distinções.

A moda e o Indivíduo

Assim, a moda é, ainda, “relacional”, como afirma Godart, já que as identidades nunca são “puramente individuais”, mas coletivas também, sendo ela produção e reprodução permanente do social. Dessa maneira, pensar moda nos faz caminhar pela compreensão da construção de identidades, e as relações que se formam em meio ao constante movimento de imitação e diferenciação que impulsionou o surgimento da moda.

E pra você, o que é moda? Como ela influencia suas relações?

 

Conheça nossa escola de Moda Consciente!