SANTIDADE, SOBRIEDADE E VIDA EM ABUNDÂNCIA

Contrapondo-se ao que é regado as festas do Carnaval pensemos naquilo que o Autor da Vida tem para seus filhos, não somente de forma passageira por apenas 4 dias, mas por toda eternidade. Lembrando que o Carnaval é uma festa profana de ritos e costumes pagãos com total culto ao corpo, libertinagem e perversão sexual e total depravação e degradação da vida humana. Ou seja, tudo contrário ao que o Deus Justo e Amoroso que também é Santo e Espírito (e não carne) anseia para os seus eleitos.

Ao invés de sexo livre a todo direito, o apóstolo Pedro em sua primeira carta nos demonstra claramente o que o próprio Senhor nos diz: “Sede santos, porque eu sou santo”. Não esqueçamos que a relação sexual é parte da criação de Deus para glorifica-Lo especificamente debaixo de uma aliança com Ele e dentro do casamento monogâmico e heterossexual. A imoralidade sexual somada aos muitos conflitos nessa área ocasionados muitas vezes pela cultura mundana liberal tem destruído pessoas. A resposta bíblica é: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está:Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pe. 1. 13-16)

Já o uso abusivo de drogas e demais aditivos contribui para um pecado muito recorrente na Bíblia chamado de embriaguez. O mundo se refere a esse tipo de êxtase geralmente como doença, a Bíblia sempre que aborda, afirma ser um comportamento de natureza pecaminosa. Paulo inclusive em sua carta aos Efésios nos recomenda a que não nos embriaguemos com vinho, mas que nos enchamos do Espírito (Ef. 5.18). As tentações para entrarmos em êxtase e perdermos o sentido de tudo são recorrentes com intuito de relaxarmos e vermos a vida mais leve. Será!? A resposta bíblica é: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”(1 Pe. 5. 8-9)

Sexo, drogas e rock ‘n roll não combina de maneira alguma com plenitude de alegria e força para o espírito, a alma e o corpo, os quais devem ser conservados íntegros e irrepreensíveis (1 Ts. 5. 23-24). Não devemos viver uma vida que exale morte e destruição, mas uma vida que literalmente exale Vida e vida em abundância, que é a vida eterna. A verdadeira vida abundante é a que tem abundância dos frutos do espírito (Gl. 5. 22-23) e não uma grande quantidade de bens materiais e sensações. O foco está no que é eterno e não nos prazeres passageiros, nos falsos prazeres que iludem e destroem. A festa para a eternidade do povo escolhido de Deus é sim regada a Santidade, Sobriedade e Vida em Abundância. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo. 10.10b)

   – Thiago Neves