O CORAÇÃO DO HOMEM E SEUS ÍDOLOS

O conceito de idolatria é bem extenso. Diversos livros colocam de maneiras variadas. Todavia, o mais comum é falar que idolatria é aquilo que toma o lugar de Deus em nossas vidas. Esse conceito, apesar de apropriado, pode ser aprimorado e ampliado. O conceito que vou usar não foi cunhado por mim, contudo, mas é muito empregado no aconselhamento bíblico. Logo, o conceito de idolatria é: “desejos legítimos – ou não – que tomam um lugar ilegítimo em meu coração”. Essa ideia pode ser aplicada a fatos como: conforto, dinheiro, sexualidade, amigos, comida etc. Por isso, esse conceito mais amplo, ajuda em nosso estudo.

No estudo da masculinidade, também podemos e necessitamos pensar a respeito de ídolos que afetam os homens. Contemplando a narrativa bíblica, reparamos homens que tiveram várias mulheres, pessoas que procuraram poder a todo custo e uma caça incessante por dinheiro. Então, firmado nisso, quero trazer à tona três ídolos maiores que abrem um leque para muitos outros ídolos relacionados.

  1. Sexo: o relacionamento sexual parece ser uma busca constante do homem. Não é atoa que muitos lutam contra todo tipo de imoralidade (de todos os modos contrários a Palavra). Seja na pornografia, em olhares adúlteros ou lidando com a mulher de forma aproveitadora ou objetificando o sexo alheio. A imoralidade, é um dos ídolos que têm levado muitos homens a ruína. A resposta bíblica é: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus” (1Ts 4.3-5).
  2. Poder: o homem busca ser o maior de todos. A fama, o controle, o dominar as pessoas está arraigado no coração do homem. Por isso, homens massacram outros homens, desmerecem mulheres e tendem a uma postura contrária a Palavra. A necessidade de ser o melhor, ou de se sobrepor a outros, é o ídolo da autoimagem e dos aplausos. A resposta bíblica é: “Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva, quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos.” (Mc 10.43, 44).
  3. Dinheiro: roupas de marca, relógios caros, celular de última geração e status. Trabalho incessante para ter mais. O dinheiro é algo bom e que carecemos, mas quando ele se torna um ídolo, ficamos escravos. E um ídolo, quanto mais você dá, mais ele pede. Assim, o dinheiro nunca é suficiente. A resposta bíblica é: “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1Tm 6.10).

Por fim, ainda que de modo resumido, o que foi posto acima é um grande guarda-chuva no qual diversos outros ídolos estão debaixo. Examine seu coração. Seja honesto. Podemos tentar camuflar alguns ídolos, mas o Senhor reconhece todos eles. Sendo assim, não alimente falsos deuses em seu coração. Procure adorar exclusivamente o único e verdadeiro Senhor. Leve a sério isso. Não perca tempo com quem não pode te dar o que precisa. “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (1Jo 5.21).

– Pr. Lucas Carvalho