A importância do envelhecimento saudável

Começo esse texto com uma parte de um Salmo: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” para conversamos um pouco sobre a importância do envelhecimento saudável.

O Criador ao nos criar, nos fez a Sua imagem e Semelhança, ordenando a crescer e multiplicar. Esse mandato foi direcionado a todos, crianças, jovens, adultos e inclusive idosos. Isso mesmo, idoso! Mas como é possível na velhice crescer, dá frutos e multiplicar?

A velhice não é sinônimo de doença, pelo contrário, é a fase de “estar velho”, e pra chegar a essa fase passamos pelo processo de envelhecimento que envolve saúde física e mental, independência de vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica, que influencia, não determinando. E para um envelhecimento saudável, é preciso adotar um estilo de vida saudável (alimentação, exercício físico, leitura), contar com rede e apoio social, aprender a lidar com as perdas, manter-se ativo, ter saúde, gerando assim vida.

Só que o nosso coração é enganoso, ele é tendencioso a acreditar que nessa fase da vida não é possível gerar vida, mas as Escrituras são claras quando fala sobre as características que o Criador compartilhou com a humanidade por meio dos velhos. Deus fala:

Há beleza e honra: “Coroa de honra são as cãs (cabelos brancos), achando-se elas no caminho da justiça” Pv 16:31

Há respeito: “Ouve a teu pai… e não desprezes a tua mãe (respeite-a), quando vier a envelhecer.” Pv 23:22

Há sabedoria: “Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias o entendimento.” Jó 12:12

Há alegria: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos, e a glória dos filhos são seus pais” Pv 17:6

Diante disso é importante e possível ter um envelhecimento saudável, para assim gerar vida e ao chegar ao final dela, ter um coração grato pois o Criador manifestou as Suas características em nós, portanto, devemos guardar o nosso coração porque dele procedem as fontes de vida ( Pv. 4:23).

Texto por: Marcela Ricele