AUTOCUIDADO E A LIDERANÇA

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina (1 Timóteo 4.16). A Bíblia nos ensina tanto a doutrina da soberania de Deus quanto da responsabilidade humana. Quando entendemos que ambas sentam-se no mesmo banco, lado a lado, conseguimos ao mesmo tempo trabalhar e descansar.

Creio ser óbvio que quando falo de descanso estou me referindo a descansar na certeza de que tudo está nas mãos Dele e por isso devemos deitar na rede da soberania. Contudo, essa certeza em nenhum momento deve nos conduzir a um desleixo para com as nossas vocações gerais nem específicas.

Entende-se por chamado geral o nosso viver para sua glória e louvor em cada área de nossas vidas. Já quando me refiro a vocação específica estou falando de chamados como liderança, por exemplo.

Ainda que de uma maneira direta ou indireta todos lideramos ou tomamos decisões que influenciam tanto a nós quanto a outros. Quero me dirigir especificamente a líderes que estão a frente de pequenos ou grandes grupos relacionados com o universo eclesiástico cristão.

Acredito que cada pastor, presbítero ou líder de pequenos ou grandes ministérios devem levar a sério e ficar bem atentos sobre três áreas de suas vidas, são elas:

1. Leitura regular das Escrituras com o objetivo de sua edificação pessoal.
Lembro-me de ter ouvido um pastor dizer que após sair para um ano sabático, ficou quase quatro meses sem tocar em sua Bíblia. Ao analisar seu desinteresse pelas Escrituras ele concluiu que só mantinha vínculos com a leitura bíblica porque tinha que pregar.

Procure organizar seu dia para que essa prática não se torne sua também. Tenha um momento de leitura para sua edificação pessoal e aplicação das Escrituras em sua própria vida e só depois separe tempo para pensar nas necessidades das pessoas que você pastoreia.

Isso não significa que você é a pessoa mais importante que existe, creio que tal postura é essencial para que seu serviço seja feito com maior dedicação e sabedoria.

2. Mantenha conversas regulares com Deus sobre tudo.
Amo as palavras de Paulo aos Filipenses quando ele diz que não deveriam andar ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças (Filipenses 4.6).

Como é bom saber que podemos conversar sobre tudo com um Deus bom e profundamente comprometido com a sua vontade. Eu realmente amo saber que Ele vai fazer a sua vontade e não a minha. Isto porque a Bíblia afirma que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2).
Se o seu ministério está te roubando de conversas regulares e íntimas com Deus é porque esse ministério é só seu e não Dele. O Senhor nunca lhe daria algo que fizesse você se afastar de sua presença.

3. Mantenha relacionamentos tanto com quem te edifica quanto te desafia.
Não tenha medo da agenda relacional de Deus para sua vida. Nem todos que teremos por perto serão sempre nossos grandes admiradores. Na verdade não confunda admiradores com amigos. Quase sempre quem mais nos ama, menos se preocupa com nossas virtudes. Eles quase sempre nos amam porque nos amam.

Não se cerque de analistas comportamentais em todo tempo. A vida também é feita de silêncio. Encontre pessoas para ouvi-los. Saia das conversas com a voz do outro ao invés da sua. Suas observações não precisam sempre ser conhecidas.

Considere a possibilidade de você não ser procurado pelo fato de não procurar ninguém.

Considere a possibilidade de Deus ter colocado pessoas que te desafiam para que você mantenha seus olhos fitos na cruz. Pessoas difíceis lembram que Deus teve que vir aqui para salvar um obstinado pecador que se chama você.

Ore enquanto vive e viva enquanto ora.