Saúde mental não é sobre estar feliz o tempo todo

“para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da ESPERANÇA proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,” – Hebreus‬ ‭6:18-19‬ ‭ARA‬‬

Em Hebreus 6, a Esperança é comparada a uma âncora. A âncora é usada para deixar o barco firme. No mar calmo, o barco vai sendo arrastado lentamente para longe do Porto. No mar agitado, um barco sem âncora pode ser lançado contra pedras e pode Naufragar. As águas mansas podem representar os momentos de bonança, excesso de conforto e de distrações que nos afastam lentamente do nosso foco em Cristo. As águas agitadas, por sua vez, podem representar os momentos difíceis da vida: lutos, perdas, conflitos, traições. A questão é: você precisa de esperança para estar firme, independente das circunstâncias.

Você pode estar se perguntando: por que a esperança tem toda essa importância? Esperança diz sobre ‘algo que espero’. Sobre nossa expectativa.
Se o que você espera é ruim, provavelmente você estará mais ansioso [já viu esse ‘filme’?]. Se o que você espera é bom, ou melhor, se é ETERNO, a dimensão de tudo que acontece no agora diminui. Comparado com a eternidade, qual o peso desse sofrimento de agora?
A esperança do cristão, a nossa esperança, é em uma eternidade com Cristo, que passa pela certeza de que fui salva pelo seu sacrifício na Cruz e que fui adotada com filha de Deus, pra sempre.

E o que isso tem a ver com saúde mental? Saúde mental não é sobre estar feliz o tempo todo, é sobre constância, é sobre moderação, é sobre estabilidade, independente das circunstâncias. Posso ficar triste e feliz em situações tristes e felizes. Eu devo. Essa é a ideia. Deus nos fez seres emocionais. O problema começa quando as circunstâncias determinam minhas emoções e eu oscilo a ponto de depender completamente do meu meio estar estável para que eu esteja bem.

Hoje temos que: nossos pensamentos determinam nossas emoções. A ciência estima que tenhamos em torno de 20 mil pensamentos por dia, mas estudos falam em até 70 mil. [Você tem uma Ferrari na cabeça e nao sabia]. A maioria desses pensamentos estão no passado ou no futuro. Quando temos muitos pensamentos no futuro temos a famosa ansiedade e quando temos pensamentos excessivos no passado temos a sua irmã, a depressão.

Aqui, a ciência nos deixou uma seta apontando para a Bíblia. Aonde nosso pensamento deve estar? Temos vários textos sobre isso. No que é verdadeiro, puro, sim. Mas também no traz esperança. Jeremias falou isso diante de um cenário de horror: ‘quero trazer à memória o que me traz esperança’.

E como ter esperança?
1. Preciso ler a Bíblia para conhecer o que me foi feito e o que me espera.

2. Preciso de um relacionamento pessoal com Deus e experiência com Ele (a Bíblia diz que a tribulação produz paciência e essa, por sua vez, produz perseverança, experiência e ESPERANÇA).

3. Preciso visualizar meus pensamentos de esperança. Nossa mente passa a acreditar em tudo aquilo que imaginamos. Todos os coachs falam que você precisa ter a ‘mente vencedora’ e se imaginar nos lugares: por que funciona. Nosso cérebro não diferencia realidade de imaginação quando lhe apresento uma imagem mental. Use isso a seu favor.

Que nesse ano de 2022 não sejam as circunstâncias que determinam sua vida, seus pensamentos e suas emoções, que você tenha mais esperança, que você tenha mais estabilidade, que você tenha mais saúde mental.

Deus te abençoe.

DEBORA SENA (@deboracsena)