AFETOS ESPIRITUAIS DE DAVI NOS SALMOS

Davi passou por muitas adversidades. Foi esquecido por seu pai, ignorado e maltratado por seus irmãos, afrontado por Golias, perseguido por Saul, chamado de louco, rejeitado por muitos. Contudo, mesmo em face a tantas dificuldades, a Bíblia diz que Davi era um “homem segundo o coração de Deus”. Ele não é chamado assim porque era um homem sem erros. Davi era um pecador como nós. Contudo, seu coração amava a Deus. Davi colocava suas aflições e dificuldades perante o Senhor. Ele não buscava vingança ou justiça própria, antes esperava em Deus. A cada manhã, Davi suplicava a Deus e vemos isso em suas orações descortinadas para nós no livro dos Salmos. A cada manhã Deus ouvia a sua voz. E a cada manhã Davi esperava pela resposta do Senhor. Deus honra aqueles que nele esperam. E por isso, Davi, que foi esquecido por seu pai, foi lembrado pelo Senhor. Davi, que foi ignorado e maltratado por seus irmãos, foi acolhido e cuidado pelo Senhor. O homem que foi afrontado, venceu a batalha com Golias, não porque era forte, mas porque sua força era o Senhor. Quando perseguido por Saul, foi escolhido por Deus para ser rei em seu lugar. O homem rejeitado por muitos, tinha sua oração aceita nos céus. Veremos então alguns sentimentos expressos por Davi em alguns momentos demonstrando angústia, sofrimento, desespero, tristeza ou mesmo alegria, e como ele colocou isso diante do Senhor.

 

CONFIANÇA EM DEUS NA ANGÚSTIA

 

“Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na minha angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”. Salmos 4.1

 

Davi está angustiado quando escreve esse salmo. Muitas de suas orações foram escritas, inspiradas pelo Espírito Santo. Em face das dificuldades, Davi se volta para o Senhor. Não como última saída, mas como primeiro refúgio para sua alma. Davi conhece a Deus, conhece a justiça e a misericórdia do Senhor, e por isso pode descansar. Primeiramente, Davi sabe que Deus responde às orações. Deus não apenas está atento à nossa oração, como a responde. Em segundo lugar, Deus, em nossa angústia, em nossas dificuldades e aflições, traz alívio para nossa alma. A palavra “angústia” em hebraico significa “estreito”, “aperto”. E a palavra “alívio” significa “ser amplo”, “ser aumentado”. Deus, quando nós estamos oprimidos, apertados, alarga nosso caminho, trazendo consolo à nossa alma. Porque ele é compassivo e misericordioso. Por causa da misericórdia de Deus, nós podemos ser aliviados. Porque por meio de Cristo nós tivemos nosso fardo retirado. Ele foi oprimido, apertado, em nosso lugar. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Por isso Davi diz: “Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto”. Salmo 4.6. E vimos aquele que era plenamente bom, aquele que é a luz do mundo, Cristo Jesus, o nosso Salvador.

 

DO DESESPERO PARA A ESPERANÇA

 

“Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro em minha alma, com tristeza no coração cada dia? …No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem”. Salmos 13.1-2,5-6

 

Davi escreve esse salmo quando estava sendo perseguido. Ele sequer sabia se estaria vivo no dia seguinte. A qualquer momento ele podia morrer nas mãos de seus inimigos. E diante de uma aflição tão grande, ele ora. Ele volta-se para o Deus que o podia livrar. Seu coração está em desespero e por isso ele clama: até quando Senhor? O Senhor se esqueceu de mim para sempre? Até quando meu coração continuará triste?

 

Passamos por situações semelhantes ao que Davi passou. Quando sofremos o luto, a enfermidade, a dificuldade financeira, tantos tipos de sofrimento que machucam nosso coração. E quando sofremos, tudo que queremos saber é quando vai passar. Será que Deus se esqueceu de nós? Será que Deus não está vendo nossas lutas? Por que Deus nos permite sofrer? Diante das adversidades tudo que temos é a foto do momento, não sabemos o futuro. Contudo, temos diante de nós um Deus que tudo sabe, e é soberano. Ele está no controle de todas as coisas.

 

Quando sofremos às vezes pensamos dessa maneira. Nunca achamos que o sofrimento pode ser para o nosso bem. Contudo, Davi, o rei de Israel, ao final do salmo, parece outra pessoa. Ele, que antes disse que seu coração estava entristecido, agora diz: “regozije-se o meu coração na tua salvação”. Ele, que antes pensa que Deus havia se esquecido dele, agora diz: “confio na tua graça… Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem”. Davi agora não olha mais para as circunstâncias mas para o Senhor. Quando olha para a graça de Deus, seu interior é renovado. Ele é outro homem.

 

Agora, percebe que Deus tem feito muito bem a ele. Todo livramento. Todo cuidado no meio do caminho. Deus o salvou e o tem salvado. Ele deixa de olhar para as dificuldades e passa a olhar para o Deus de sua vida e por isso ele se alegra. Ele não precisa se preocupar pois sabe que Deus está no controle e Deus tem um propósito. Ele confia no Senhor. E o Senhor planejava o trono para ele. Não somente o trono, mas de sua descendência viria aquele que traria salvação à humanidade.

 

Vivemos momentos de adversidades. Mas lembre-se, o Deus que cuidou de Davi também cuida de você. O sofrimento, muitas vezes, é uma escola de Deus para nos fortalecer para chegarmos a lugares mais altos, para a glória do nosso Redentor, Jesus Cristo.

 

 

CONFIANÇA EM FACE DA INSEGURANÇA (ANSIEDADE)

 

“Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas…”. Salmos 17.8

 

Diante das injustiças que sofria, Davi ora ao Senhor. Ele clama a Deus pela justiça divina. Em face das adversidades e inseguranças da vida, Davi recorre ao Senhor. Ele diz: “Guarda-me como a menina dos olhos”. O verbo “guarda-me” aqui vem da raiz shamar. Esse verbo significa preservar, salvar, manter sob vigilância, entesourar (guardar como um tesouro). Davi clama para que Deus o guarde como a pupila dos seus olhos. Diante da primeira ameaça, uma das primeiras coisas que protegemos são nossos olhos, pois são importantes para nós e são sensíveis. Assim, Davi clama a Deus para que o proteja assim como nós protegemos nossos olhos. Somos preciosos aos olhos de Deus e ao mesmo tempo frágeis. Por isso ele nos protege como a menina de seus olhos.

 

O outro pedido de Davi nesse versículo é: “esconde-me à sombra das tuas asas”. O verbo “esconde-me”  vem da raiz sathar  que significa ocultar, ser escondido cuidadosamente. Não é apenas colocar algo longe das vistas de qualquer maneira, mas cuidadosamente esconder com um propósito. A Bíblia diz que Deus se esconde de nós (Isaías 45.15), ele cuidadosamente se esconde com o propósito de que nós o busquemos e então ele se revele a nós. Agora, Davi clama para que Deus o esconda nas sombras de suas asas. Davi não está pedindo para que ele não seja visto pelas adversidades com o intuito de não sofrer, mas para que Deus seja o seu refúgio e protetor. Ele utiliza a figura das asas da águia como citado por Moisés em Deuteronômio 32.11, 12 quando temos: “Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os os leva sobre elas, assim, só o SENHOR o guiou”. Davi pede que Deus cuide dele como uma águia cuida de seus filhotes. Então ele não precisa mais ficar ansioso diante das insegurança, pois está seguro no Senhor.

 

 

DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME DESAMPARASTE? (TRISTEZA)

 

“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras do meu bramido?” Salmos 22.1

 

A depressão é algo que aflige a muitos. Uma profunda tristeza, às vezes por situações difíceis passadas, às vezes por causa de doenças, às vezes nem há algum motivo aparente. Apenas um nevoeiro que toma conta da alma. Às vezes a morte parece a saída menos dolorosa.

 

Davi passava por algo parecido. Ele está profundamente triste, chama a si mesmo de verme e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo (vs. 6). A tribulação estava próxima e Davi não encontrava alguém que o acudisse (vs. 11). Ao final do Salmo 22 ele diz: “Hão de anunciar a justiça dele; ao povo que há de nascer, contarão que foi ele quem o fez”.

 

Davi está apontando não apenas para si neste salmo, mas principalmente para o Messias, Jesus Cristo. As palavras do versículo 1, estão na boca do nosso Senhor na cruz do Calvário. Lá estava ele, pregado em uma cruz, sofrendo uma angústia terrível. O inferno subiu até a cruz naquele momento. Um nevoeiro estava sobre ele naquele dia. Um sofrimento até a morte antes mesmo de um sofrimento físico. Ele sofreu para satisfazer a justiça de Deus em nosso lugar. Ele morreu para nos dar vida.

 

Muitas vezes pensamos que ninguém nos entende quando sofremos ou que ninguém se importa. Antes de ser tomado de auto-piedade e um sentimento de comiseração, lembre-se que o Rei do Universo também sofreu, mais do que isso, ele sofreu por você e sabe o que você está passando.

 

Diante do sofrimento, preste atenção. Talvez seja uma oportunidade de aproximação do Rei do Universo, que quer mudar a sua história. Suas mãos traspassadas estão estendidas para você para tirá-lo da escuridão do sofrimento e trazê-lo para a luz de sua presença, onde há paz e alegria que excede todo entendimento.

 

 

APRENDENDO A SER GRATO NAS VITÓRIAS (ALEGRIA)

 

“Na tua força, SENHOR, o rei se alegra! E como exulta com a tua salvação!” Salmos 21.1

 

Davi está no trono. Por treze anos Davi foi perseguido por Saul. Passou por períodos terríveis de tribulação, angústia e deserto. Davi sofreu e durante todo esse tempo buscou a face do Senhor, reconheceu que Deus é quem o sustentava e o protegia. Agora, Davi está no trono. Seu reino está estabelecido e todas as nações temem a Israel. Saul está morto, e o reino está em paz. Davi não precisa temer a ninguém e está em segurança no trono. A promessa do Senhor para ele é que seu trono durará para sempre. O momento em que as pessoas estão mais vulneráveis é depois de uma grande vitória. Davi havia vencido, contudo, ele permanece voltado para o Senhor. Muitos clamam a Deus para que os socorra, mas depois poucos são aqueles que permanecem buscando a Deus e são gratos a ele.

 

Davi é grato a Deus. Ele está no trono, mas reconhece que a força de Israel não vem de seu rei, mas do Rei dos reis, o SENHOR. A alegria de Davi não está na coroa, nas riquezas ou no poder, mas em Deus. As riquezas, o poder ou o status não podem nos alegrar, apenas a presença graciosa do nosso Redentor. Davi reconhece isso e por isso se exulta com a salvação de Deus. Ele reconhece que é Deus quem protege seu povo, e por isso Davi é o rei modelo, aquele que é citado para todos os reis depois dele, para que o imitem. Servir e buscar a Deus quando tudo vai mal é algo muito comum. Porém permanecer fiel e confiando no Senhor depois da vitória é o grande desafio a ser seguido.

Rev. Daniel Simoncelos